Abrir uma empresa no Brasil é um processo longo e cheio de surpresas. Ainda mais para os marinheiros de primeira viagem, que ainda estão descobrindo o tamanho de tanta burocracia. Por isso, não é muito difícil ouvir relatos como o de um de nossos clientes:

Eu me reuni com os sócios, decidimos a razão social e o nome fantasia, definimos os CNAEs que se aplicavam ao nosso negócio e conversamos sobre as cláusulas do contrato social. Quando entreguei os dados para o contador, pensei que tudo estava resolvido. Até que ele me perguntou ‘qual é o endereço fiscal para a abertura da empresa?’ e eu não fazia ideia do que responder.
 

O que é um endereço fiscal?

Ao abrir uma nova empresa, seu contador precisará informar às autoridades competentes (Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial…) aonde está localizada a sua empresa. Esse lugar é o que chamamos de endereço fiscal.

Esse endereço serve como um ponto de referência da sua empresa para questões legais e tributárias. Ele existe basicamente para garantir que as autoridades saibam onde encontrar os responsáveis pelo negócio caso haja necessidade de algum tipo de notificação formal. Justamente por causa dessa importância, ele é obrigatório para todas empresas.

Mas eu trabalho de casa!

Hoje em dia, um número crescente de empresários operam seus negócios de casa, trabalhando via home office. Porém, por mais que isso seja cada vez mais comum, existem grandes problemas de tentar abrir uma empresa no seu endereço residencial.

A primeira solução que veio à cabeça foi de abrir a empresa na casa de um dos sócios, já que trabalharíamos quase sempre em home office. Mas logo que falei isso para o contador, ele disse que era má ideia.
 

Existem vários motivos para você não usar a sua casa como endereço fiscal para abertura da empresa:

  • A maioria dos CNAEs exigem que o endereço fiscal seja em área comercial
  • Por padrão, os contratos de locação de casas e apartamentos impedem o uso do imóvel para fins não-residenciais
  • Prejudica a imagem do seu negócio, pois mostra aos seus clientes que você não possui um escritório
  • É um risco à segurança e privacidade da sua família, já que seus clientes e fornecedores saberão onde você mora

Então eu preciso alugar uma sala comercial?

Essa é a melhor parte: você não precisa alugar um imóvel para ter um endereço fiscal.

Antigamente, a única solução era alugar uma sala e assumir os custos de aluguel, IPTU, Taxa de Incêndio, iluminação… Alguns milhares de reais todo mês, mesmo que a sala fique fechada e sem uso. Porém, com a modernização do mercado, surgiu uma solução bem mais em conta: os escritórios virtuais.

Em um escritório virtual, você pode contratar o serviço de endereço fiscal por uma pequena fração do que gastaria com uma sala convencional, sem ter que se preocupar com vários custos mensais diferentes.

Quem pode contratar um endereço fiscal virtual com a Pontus?

  • Pessoas físicas que precisam abrir uma empresa, mas não possuem imóvel
  • Empresas que precisam mudar de endereço
  • Empresas que desejam abrir uma filial na cidade do Rio de Janeiro

Está precisando de um endereço fiscal pra sua empresa? Conheça já os nossos serviços de escritório virtual.